Realizar um controle rígido das despesas e cortar alguns gastos supérfluos é fundamental. Para atingir seus sonhos, é preciso economizar e guardar dinheiro. Mas, o que muitos não sabem, é a possiblidade de diminuir despesas extras com custos essenciais. Pode parecer difícil, mas existem formas de tornar essa tarefa mais simples, basta vontade e disciplina. A seguir, confira cinco dicas para auxiliar na hora de economizar dinheiro:

Organize melhor o seu orçamento 

Não é possível cortar gastos se você não consegue visualizar qual o tamanho das suas despesas em cada área. Por isso, anote cada saída do seu dinheiro, por menor que seja. Em seguida, agrupe os gastos por área (alimentação, moradia, transporte, vestuário…) para ter uma ideia clara de onde é possível economizar.

Reorganize as despesas

Nesse momento, o ideal é readequar as despesas de acordo com as áreas específicas. Segundo especialistas, em um orçamento equilibrado, a receita deve ser dividida da seguinte forma:

  • 50%: despesas essenciais (moradia, alimentação, transporte, educação…);
  • 35%: lazer e gastos extras;
  • 15%: caixa (guardar para emergências ou para um objetivo específico) e pagar dívidas, caso seja necessário.

Caso você esteja gastando mais de 50% com despesas essenciais, é preciso readequar o orçamento e encontrar soluções para equilibrá-lo.

Analise as dívidas

Caso possua dívidas, entenda qual o valor real delas e como podem ser pagas. Calcule juros, negocie formas de pagamento e refinanciamentos. O objetivo é tentar diminuir o valor dessas dívidas, buscando melhores alternativas com os credores.

Adeque os gastos

Estabeleça uma meta clara, dessa forma, você adapta o orçamento gradualmente, diminuindo os impactos no dia a dia. Dê preferência para as áreas em que os gastos sejam maiores. Por exemplo: caso o seu gasto com transporte está alto, procure outras alternativas. Encontre a melhor solução para diminuir esse valor em pelo menos 10%.

Faça uma reserva de emergência

Evite que seu planejamento seja desperdiçado por causa de uma situação de emergência, possuindo uma reserva. A quantia ideal recomendada para se guardar é a de 10% do seu salário, mas você pode separar o que seu orçamento permitir. Entender como cortar gastos essenciais é muito importante para manter uma vida financeira saudável e viabilizar os seus sonhos.

 

Fonte: Guiabolso