Com a chegada do Natal, várias pessoas aproveitam a data para seguir a tradição de enfeitar as casas com árvores e iluminação natalina. Para todas as pessoas que fazem este tipo de decoração, é recomendável ficarem atentas a alguns cuidados que são necessários para evitar acidentes e economizar na conta de energia elétrica.
Apesar de não consumir muita energia, as microlâmpadas, os famosos ‘pisca-piscas’, que dão uma nova cara as residências nesta época, podem influenciar no valor total da sua conta. Segundo a Neoenergia, depende de quanto tempo as microlâmpadas ficam ligadas e alerta. “Quando sair de casa ou for dormir, o melhor a fazer é desligar”.
De acordo com o cálculo feito pelo órgão, caso as lâmpadas fiquem ligadas em torno de 11h por dia, a conta no final do mês deverá ter um aumento em cerca de R$ 10. Mas este valor vai depender também da potência da iluminação.
Além de ficar atento com o gasto de energia, todos devem prestar atenção para os riscos de acidentes com a iluminação. A maioria dos acidentes que acontecem nesses casos são por falta de cuidados pessoais. As lâmpadas são vulneráveis a curto-circuito e geralmente se agrava pelos materiais que estão em volta.
Dentre os materiais que não devem ficar próximos à iluminação, estão tecidos (cortinas), isopor, papel, papelão e qualquer produto inflamável.
Confira as principais dicas de segurança para iluminação natalina
– Desligue os aparelhos e enfeites de Natal ao sair de casa ou na hora de dormir. Esta prática evita consumo desnecessário de energia e acidentes;
– Certifique-se se o material comprado é atestado pelo Inmetro;
– Dê preferência aos enfeites impermeáveis, pois são mais seguros, têm maior durabilidade e podem ser reaproveitados nos próximos anos;
– Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento;
– Mantenha a fiação fora do alcance das crianças;
– Não instale o conjunto de lâmpadas em estrutura metálica e/ou pontiaguda;
– Siga corretamente as instruções do fabricante do produto;
– Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-lo da tomada, utilize o plugue;
– Providencie uma revisão das instalações elétricas antes de iniciar a decoração;
– Faça uma revisão dos fios decorativos e piscas antes de instalá-los;
– Não ligue as luzinhas em extensões e benjamins (T);
– Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”;
– Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica;
– Evite as árvores com ramificações de metal se pretende utilizar iluminação ou piscas.
Fonte: http://www.carmehil.com.br