Como-adimplentes-e-inadimplentes-se-planejam-na-hora-de-pagar-contas-televendas-cobranca
A Secretaria da Receita Federal abre hoje para consulta o que vem sendo chamado de megalote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Será o segundo lote referente às declarações de 2015, sendo pago, ao todo, R$ 2,5 bilhões a 1.522.666 contribuintes brasileiros.
Mas, o que fazer com esse dinheiro se você for um dos beneficiados? É comum, por ser um ganho extra, que muitas pessoas utilizem esse dinheiro de forma desordenada, apenas saciando os impulsos consumistas, contudo, para o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos, autor do best seller Terapia Financeira (Editora DSOP), é importante ficar atento para não desperdiçar essa chance de ajustar sua vida financeira.
“Para quem receberá esse valor extra, a dica é ter calma e planejamento, sendo que deve fazer um diagnóstico da vida financeira, e a primeira preocupação deverá ser com as dívidas. Mas, nada de sair pagando tudo, é importante saber priorizar, negociar e, também, reservar parte para os sonhos. Quem estiver com dívidas no cheque especial ou no cartão de crédito deve estabelecer uma estratégia para eliminar o problema. Essas dívidas devem ser as primeiras a serem combatidas, já que as taxas de juros são extremamente altas”, explica Domingos.
Entretanto, o presidente da Abefin alerta que é fundamental negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas. “O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas das dívidas e não o efeito, e isso só de faz com educação financeira”.
Fonte: http://www.maxpressnet.com.br/