O período de férias é sempre uma delícia, mas, após gastos com as despesas típicas de início de ano, entreter os filhos fora da escola pode ser um desafio. Saber como garantir o entretenimento das crianças e adolescentes com programas divertidos, diferentes e baratos é a melhor maneira de começar 2017.Segundo a psicóloga Lívia Borges, os pais ficam muito presos a shopping ou colônia de férias, o que acaba deixando poucas opções para quem tem um poder aquisitivo menor. Por isso, a dica é usar a criatividade e procurar alternativas culturais gratuitas ou com tarifas reduzidas.
Uma ideia é verificar se em sua cidade a prefeitura ou alguma instituição oferecem atividades esportivas ou eventos culturais que sejam interessantes para a idade de seus filhos.
Esses lugares costumam organizar um dia de lazer com brincadeiras tradicionais como amarelinha, esconde-esconde e pega-pega, que já não são tão comuns para as crianças atuais, acostumadas com jogos eletrônicos.
O importante é movimentar as crianças e tirá-las da frente da TV, do computador e dos celulares, estimulando a convivência com outras pessoas, fazendo novas amizades e conhecendo lugares diferentes. E, o melhor, gastando pouco nestes tempos de dinheiro escasso.
Confira outras sugestões:
- Combine com outros pais de organizar um chá de bonecas ou piquenique no parque ou praça perto de casa;
- Arrume o armário de brinquedos e leve o que não se usa mais para uma instituição carente;
- Faça brinquedos com sucata e produtos recicláveis e ensine os pequenos a cuidar do meio ambiente;
- Ensine seu filho a andar de bicicleta ou patins;
- Promova uma caça ao tesouro em casa, espalhe pistas e deixe a criança explorar os cômodos;
- Organize uma feirinha de troca de brinquedos entre amigos ou vizinhos;
- Deixe o seu filho ajudar na cozinha, separando os ingredientes para um bolo, por exemplo;
- Incentive a leitura de histórias, seja ela feita por você ou pela própria criança;
- Estimule seu filho a praticar um esporte em equipe ou ao ar livre.
Fonte: Dinheirama