Os participantes dos planos de previdência complementar administrados pela PrevUnisul contam com vantagens para continuar o planejamento previdenciário mesmo caso venham a desligar-se da patrocinadora onde trabalham (independente de pedirem demissão ou serem demitidos). Conheça os Institutos:
Autopatrocínio: você continua a contribuir com o plano de previdência complementar até se preencher os requisitos para solicitar o benefício de aposentadoria. Esta modalidade é uma oportunidade para continuar com o planejamento previdenciário, valor que você contribuiu até o desligamento continuará sendo rentabilizado juntamente com as contribuições futuras.
BPD – Benefício Proporcional Diferido: mesmo desligado da empresa, você continua fazendo parte do plano, porém sem realizar contribuições. O saldo em conta continuará rendendo e o benefício será concedido no momento em que você preencher os requisitos para solicitar a aposentadoria. É preciso ter cumprido a carência de 36 meses de vinculação ao plano e, mesmo com a suspensão do recolhimento das contribuições, o Participante que optar pelo Instituto do BPD, deverá continuar contribuindo mensalmente para o custeio das despesas administrativas.
Portabilidade: você transfere o saldo de sua poupança previdenciária para outro plano de previdência, seja ele aberto ou fechado. É preciso ter cumprido a carência de 36 meses de vinculação ao plano. Neste caso, o vínculo do Participante com a PrevUnisul é encerrado.
Resgate: você efetua o saque do valor rentabilizado das suas contribuições. Vale lembrar que incidirá Imposto de Renda ao sacar o saldo.
Existem regras diferentes para os planos UniPrev e Unisulprev, consulte todos os detalhes no site da PrevUnisul.
Clique aqui e leia mais artigos e notícias da 40ª edição do PrevNews.