1263302756materialescolar

A compra de materiais escolares sempre causa um grande rombo nas finanças pessoais de pais nesta época do ano. Reinaldo Domingos, autor do bestseller Terapia Financeira (Editora DSOP), dá dez dicas preciosas para diminuir os gastos:
1. Realizar as compras em conjunto com outros pais. Isso aumenta as chances para negociar menores preços. Junte duas ou três famílias com filhos nas mesmas séries.
2. Verifique todo o material escolar que sobrou no ano anterior, separando o que pode ser reaproveitado. As trocas de livros didáticos entre alunos de séries diferentes representam boa economia. Caso não possa trocar, doe o material para jovens de famílias necessitadas. Veja a possibilidade de comprar somente o material que será utilizado no primeiro semestre.
3. Não se deixe levar pelos desejos dos filhos e nem pelo marketing publicitário. Os pais devem ter sempre em mão uma lista do que é realmente necessário e conversar com os filhos para que entendam a utilidade dos materiais.
4. É fundamental buscar a melhor opção de pagamento. Sempre faça a pergunta: quanto custa este produto à vista?
5. Ao abordar um vendedor, escolha bem a marca do produto e pesquise o preço na internet e em pelo menos três lugares com visitas presenciais. Negocie à vista e pague a prazo. As prestações devem caber em seu orçamento mensal futuro. Seja cordial com o vendedor, pergunte seu nome e cumprimente-o. Ele vai lhe ajudar nesta negociação.
6. A compra pela internet vem crescendo. Há casos em que o preço das lojas virtuais cobre o preço das lojas de rua e shopping, que têm custos de marketing, locação, funcionários e custos fixos e variáveis. O problema é o prazo de entrega, naturalmente um pouco maior. Por isso, é preciso comprar com antecedência.
7. Recicle materiais. Junte folhas de cadernos usados e faça uma capa nova.
8. Faça compra de produtos para o recreio em atacados. Cuide do bom balanceamento nutricional. Ensine seu filho a comprar somente o necessário.
9. Antes de negociar com as vans para levar os filhos à escola, veja se não existe a possibilidade de um revezamento com pais que moram na mesma área ou condomínio.
10. Procure saber com a direção da escola quais diferenciais a escola trará neste ano em relação ao ensino de educação financeira. Muitas escolas já estão adotando esta disciplina.
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/loetz