Antes de termos filhos, a gente imagina que vai gastar um dinheirão com eles. Mas é só depois que eles chegam mesmo que a gente tem uma ideia mais real do tamanho do rombo no nosso orçamento (fraldas, remédios, consultas, roupas, presentes, e por aí afora).
É claro que todo esse gasto vale a pena e que cada centavo investido compensa. Entretanto, se pudermos economizar um pouquinho aqui e um pouquinho ali, ninguém vai achar ruim né.
Tendo isso em mente, fiz o post de hoje, com dicas para economizar nos gastos do dia a dia que temos com bebês e crianças. Espero que gostem e que seja útil. Depois, deixem nos comentários abaixo, quais são os macetes de vocês para garantir que a conta no fim do mês não seja tão assustadora.
Como economizar nos gastos com bebês e crianças
- Não mude o tamanho da fralda tão cedo. Isso mesmo! Pense duas vezes antes de correr para trocar a fralda atual por um modelo maior. Isso porque os pacotes de fraldas maiores vem com quantidades menores o que significa que o custo unitário delas também é maior. Pode parecer bobagem, mas no fim do mês faz diferença (e no fim de um ano mais ainda).
- Fique de olho nas promoções de itens de consumo diário: leite em pó, fraldas (olha elas aí de novo!), lenços umedecidos, algodão, shampoo, sabonete, etc… Esses itens costumam não ser nada baratos, então, se puder comprar em promoção, e aí em grande quantidade, compensa. Dica extra: combine com suas amigas que quando uma ficar sabendo de uma promoção, avisará as demais.
- Calcule sempre o preço unitário na hora da compra. Quase sempre, os pacotes maiores tem preços por unidade menores. Por exemplo: o preço unitário da fralda de um pacote jumbo costuma ser menor que o preço unitário da fralda de um pacote pequeno (com menos unidades dentro). Entretanto, vale a pena calcular se é isso mesmo, porque, às vezes, um pacote menor pode estar em promoção e aí vai compensar levá-lo para casa. Por isso, quando for às compras, leve junto uma calculadora.
- Experimente marcas mais baratas. Claro que a gente prefere comprar aquelas marcas nas quais já temos confiança, mas, de vez em quando, experimente uma marca mais em conta. Numa dessas, você pode encontrar um produto de excelente quantidade por um preço muito menor! Eu já testei um lenço umedecido de uma marca bem desconhecida e bem barata. Adorei! O cheirinho era bom, a textura era gostosa, não era úmido de mais nem de menos, não irritou a pele do Léo e o preço era super em conta. O problema é que esqueci o nome e agora não lembro mais. Nem para comprar de novo, nem para indicar aqui. Vou ter que passar na loja para ver se acho novamente aí faço um post a respeito. Uma boa dica também é pesquisar antes sobre a marca na internet. Muitas vezes, algumas blogueiras já testaram o produto e postaram as suas impressões. Isso poupa serviço para você e também garante mais segurança na hora da compra.
- Faça papinha em casa em vez de dar papinha industrializada. Bom, aqui há dois motivos para se fazer isso: a economia e também a questão nutricional, já que papinhas feitas em casa são muito mais saudáveis e ricas em nutrientes que papinhas industrializadas.
- Troque produtos. Se você tiver em casa, por exemplo, fraldas que não servem mais no seu filhote, troque com uma amiga por um tamanho maior (caso ela tenha, por exemplo, ganhado muitas deste tamanho e queira um tamanho menor). Eu mesma fiz isso com uma amiga e foi ótimo para nós duas. O mesmo vale pra produtos que você tenha comprado/ganhado e com os quais seu filho não se adaptou. A troca será muito bem vinda nessas situações.
- Use os produtos do dia-a-dia com parcimônia. Se você percebe que seu filho não mama nunca 240ml de leite, quem sabe você não passa a fazer a mamadeira de 210ml? Pode parecer pouco, mas no fim do mês faz muita diferença. A outra dica para economizar é avaliar se realmente precisa passar o creme anti-assaduras a cada troca de fraldas. Sinceramente, não precisa! Vira e mexe eu não passo e garanto que não acontece nada (os próprios pediatras e enfermeiras dizem que não é necessário passar o creme preventivo a cada troca de fraldas).
- Compre produtos fora do Brasil. Uma coisa que sempre que eu posso eu trago de fora, justamente para economizar, é creme para assaduras. Lá, as embalagens são muito maiores e os preços bem menor. Super compensa. Outra opção é comprar no eBay. Também já fiz compra de creme para assaduras nesse site e deu super certo. Economizei bastante mesmo pagando o frete.
Fonte: http://www.macetesdemae.com/2013/10/bebes-e-criancas-8-dicas-para.html