5555

O participante assistido da PREVUNISUL, Carlos José Ghislandi considera a previdência complementar uma das melhores decisões que tomou na vida. Aposentado há três anos pelo Plano UNISULPREV, ele conta que seu estilo de vida não mudou desde que desligou-se da UNISUL, mas comenta que é bom não estar preso a horários e prazos.
“Estar aposentado me possibilita viajar mais, passar mais tempo em contato com a mãe terra, cultivar o jardim e a horta, algo que me é imensamente prazeroso. E obviamente, ficar mais tempo junto da família. Me permite também residir na praia, longe do barulho, da vida agitada. Permite ainda participar de movimentos em defesa do meio ambiente e da cidadania”, conta.
Casado com Christina Gomes há 38 anos, Ghislandi tem três filhos e quatro netos. Aos 68 anos, ele continua o seu relacionamento com os colegas de trabalho e considera importante usufruir de amizades construídas ao longo de décadas. “A amizade é um valor fundamental na vida do ser humano”, ressalta.
A paixão por ensinar começou cedo, quando ainda era estudante na UNICAMP, em Campinas/SP, época em que ministrava aulas em cursos pré-vestibulares e supletivos para manter-se no curso. “Considero importante em qualquer profissão realizar suas atividades cotidianas sentindo prazer no que faz. Agindo assim, o profissional se sentirá motivado em buscar sempre novos conhecimentos”, explica.
Ghisland lembra que quando surgiu a ideia de se criar a aposentadoria complementar na UNISUL ele era coordenador da então ADUNISUL (Associação dos Docentes da UNISUL), e defendeu a proposta entre os colegas de docência.
A importância da Previdência Complementar
“A aposentadoria complementar é de fundamental importância, tanto no plano pessoal quanto no âmbito da sociedade. Eu não poderia viver hoje esta vida razoavelmente tranquila, se não houvesse poupado enquanto estava na ativa. Por outro lado, com a longevidade aumentando substancialmente, torna-se insustentável a manutenção do Estado como único provedor das aposentadorias. Hoje posso concluir: entrar na aposentadoria complementar foi uma das iniciativas mais acertadas que realizei na vida.”