Todo mês é a mesma história… Recebeu o salário e, quando foi ver o saldo, já estava no vermelho. Isso é grave! Você precisa saber para onde o seu dinheiro está indo e por que já está com saldo negativo. Assim consegue mudar alguns hábitos, consegue economizar mais dinheiro e investir. Afinal, você tem que pensar lá para frente. Se continuar desse jeito, é provável que passe por problemas financeiros quando estiver velhinha.
Se estiver disposta a mudar e quer fazer o seu suado dinheiro trabalhar por você, mude! E não pense que você vai precisar ficar sem ir ao cabeleireiro ou fazer a unha. Dá pra fazer tudo, desde que você se mantenha organizada e com vontade de ter mais dinheiro. Prepare-se e mude seus hábitos com as próximas dicas:
– Faça uma planilha: o único jeito de entender para onde o seu dinheiro está indo é fazendo um balanço de gastos. A melhor forma de fazer isso é colocar tudo no papel e pensar. Para não ter erro, anote todos os gastos que fez em um mês. Aqui entra tudo – cafezinho, condomínio e até supermercado. Você vai perceber que existem dois principais tipos de despesas – as variáveis e as fixas. Veja onde está perdendo o controle, enxugue os gastos desnecessários e organize as contas.
– Pare de usar o cheque: sabe aquela mania horrorosa de não sacar dinheiro e pagar as contas no cheque? Ou pior, parcelar alguma compra no talão? Então, o cheque é um dos principais vilões do nosso orçamento. É preciso ser muito organizada para não perder o controle usando essa ferramenta. Não tem outra forma a não ser parar de usar. Não imprima novas folhas e nem faça um novo pedido para o banco.
– Deixe o cartão de crédito em casa: antes de usar o cartão de crédito você tem que saber que o dinheiro que você pode usar não é seu! Toda aquela quantia é uma grande ilusão que só te faz gastar mais. E não pense que parcelar a compra é a melhor saída para seu negócio! O cartão de crédito é um dos principais motivos de dívidas dos brasileiros, sabia? Para evitar gastos desnecessários você deve deixá-lo em casa!
– Pague à vista: Aquela televisão de 40 polegadas de LED fica muito mais barata se for paga em suaves prestações, certo? Errado! Dividindo o valor em parcelas você acaba pagando juros desnecessários e que só levam o seu dinheiro embora. Pare com isso hoje! A melhor forma de comprar é à vista. Se não tiver o dinheiro suficiente, guarde o valor da parcela mensalmente e, quando tiver o valor total, compre e pechinche um desconto. Na primeira você vai ver a diferença.
– Tenha um objetivo: Não adianta nada querer economizar e parar de gastar se não tiver um objetivo. Quais são seus sonhos? Essa é a parte mais gostosa de fazer a organização financeira, o desejo de realizar um objetivo. Faça uma lista com todos eles e ao lado, quanto custaria isso em média. Depois de muito planejamento e organização, pode ter certeza que você vai conseguir o que quer.
Fonte: http://financasfemininas.com.br