businessman-touching-the-tip-of-a-bar-chart_1232-898

Em março, a equipe PREVUNISUL se reuniu com os gestores da Riviera Investimentos, que administram os investimentos da Entidade. Os encontros aconteceram para alinhar as estratégias para 2017, com o objetivo de preservar e dar consistência aos resultados dos investimentos.
Confira uma entrevista com o gestor Gélio Barbosa, da Riviera Investimentos, que realiza a gestão da carteira de investimentos da PREVUNISUL.
Como está o mercado financeiro atualmente?
O primeiro trimestre de 2017 foi bastante turbulento para o cenário externo e interno, e a volatilidade se manteve acentuada no período.
No âmbito externo, as incertezas quanto à condução do governo Donald Trump sobre os principais temas econômicos e geopolíticos dos EUA, aliados aos problemas recorrentes na Europa quanto ao terrorismo, a fraqueza econômica dos principais países do bloco e o crescente aumento do sentimento de ceticismo em relação ao Euro contribuiu para a instabilidade do mercado financeiro internacional.
No Brasil, o debate político em torno da Reforma da Previdência, caracterizado pela dificuldade do governo em obter apoio para aprovação do texto original, ampliou a incerteza local sobre a capacidade do governo de vencer esse importante embate e, assim, criar bases para melhoria do quadro fiscal a médio e longo prazo, necessário ao reequilíbrio das contas públicas do país e retomada da estabilidade econômica e crescimento doméstico.
Além disso, o forte quadro recessivo sinalizou a possibilidade de cortes mais abruptos da taxa básica de juros Selic, que poderá fechar 2017 abaixo de dois dígitos. Do ponto de vista atuarial, esse quadro de forte queda dos juros nominais e reais aumenta a preocupação da gestão em relação à superação da meta atuarial da Entidade, afirmando a necessidade de manter o foco na gestão ativa e seletiva dos investimentos, com a adoção de estratégias alternativas que possibilitem atingir os objetivos atuariais da PREVUNISUL.
Quais as estratégias de investimentos para 2017?
As estratégias de investimentos para 2017 buscam preservar a filosofia de gestão ativa e seletiva dos investimentos, buscando oportunidades nos mercados de Renda Fixa, busca de oportunidades na Renda Variável, além da prospecção de alternativas no âmbito dos Investimentos Estruturados, obedecendo ao perfil de risco da PREVUNISUL.
Quais os resultados dos investimentos da Entidade no primeiro trimestre?
A rentabilidade acumulada fechou o primeiro trimestre em 3,4532% no Plano UnisulPrev e em 3,2714% no plano UniPrev, equivalendo a 147,33% e 156,74% da meta atuarial, respectivamente.
O resultado favorável demonstra o sucesso conjunto das estratégias empregadas na gestão dos recursos da PREVUNISUL, combinando rentabilidade, liquidez, segurança e, principalmente, controle dos riscos e observância dos limites de enquadramento legal dos investimentos da Entidade.
Acompanhe a rentabilidade dos planos pelo link: localhost/prevunisulantigo/rentabilidade/