As crianças de hoje têm muitos sonhos de consumo. Reflexo desses tempos em que só se fala em comprar, comprar, comprar. O tempo todo o que se escuta é você precisa ter isso, você não pode viver sem aquilo… O ímpeto para o consumo é cada vez maior, mas colocar um freio para pelo menos minimizar o impacto deste consumismo desenfreado nas crianças e adolescentes depende muito de nós, os adultos. A educação financeira da família é imprescindível, e vai preparar os filhos para o futuro, formando cidadãos mais conscientes.
Milhares de pessoas não conseguem dormir à noite preocupadas com a falta de dinheiro para pagar as dívidas, que aumentam sem parar devido aos juros astronômicos dos cartões de crédito, por exemplo. Para que isso não aconteça com nossos filhos e netos no futuro é imprescindível que os ensinemos desde já a lidarem com dinheiro e com seus anseios consumistas. É um desafio grande, claro, mas possível.
Reinaldo Domingos é educador financeiro e autor do livro Mesada não é só dinheiro, além de assinar a coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país. Segundo ele, um dos caminhos para as famílias educarem financeiramente seus filhos é estimulá-los para que identifiquem seus sonhos de curto, médio e longo prazos; ensinando a investigar quanto custam esses sonhos e que é preciso poupar hoje para ter depois. Temos de mostrar a eles que é preciso ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria, reforça Domingos.
Fonte: DC