A gestão da carteira de investimentos da PREVUNISUL é feita pela Riviera Gestora de Recursos Ltda. Confira entrevista realizada com o Diretor de Gestão da Riviera, Gélio Luiz Barbosa, sobre os resultados em 2016 e as perspectivas para este ano:
Como está o mercado financeiro atualmente?
O mercado financeiro continua bastante volátil e repleto de incertezas, tanto em relação ao cenário internacional quanto ao cenário doméstico. Porém, com tendência mais favorável do ponto de vista interno, dada a melhora dos indicadores de inflação e tendência de intensificação do ritmo de queda dos juros básicos da economia. A reversão de expectativas dos agentes econômicos será o elemento fundamental para que possamos ter um 2017 com melhores resultados financeiros e, sobretudo, econômicos.
Quais foram os principais desafios para os investimentos da PREVUNISUL em 2016?
A superação da meta atuarial foi o principal desafio em 2016 devido ao cenário macroeconômico internacional e doméstico muito turbulento. No âmbito externo, as eleições americanas que surpreenderam com a vitória de Donald Trump e a retomada do ciclo de aumento de juros naquela economia trouxeram incertezas adicionais ao cenário externo, juntamente com a saída do Reino Unido da União Europeia e os ataques terroristas na Região, bem como a confirmação da desaceleração da economia chinesa. No Brasil, o ano de 2016 foi talvez um dos mais desafiadores dos últimos tempos, tendo em vista a fragilidade econômica e política do país, que conviveu com o aprofundamento da recessão, baixo crescimento, aumento do desemprego, restrição do crédito, aumento da inadimplência, redução das expectativas dos agentes econômicos, inflação resiliente, juros altos e crise fiscal, além da crise política potencializada pelos desdobramentos da Operação Lava Jato e pelo impeachment da presidenta Dilma Roussef.
Quais os resultados dos investimentos da Entidade em 2016?
Em 2016, os Planos UniPrev e UnisulPrev, da PREVUNISUL, alcançaram rentabilidade de 11,47% e 11,58%, respectivamente, superando a meta atuarial que foi de 10,84% no Plano UniPrev e de 11,38% no Plano UnisulPrev. É possível observar que a superação da meta atuarial foi conseguida a partir do quarto trimestre de 2016, em função da diminuição da inflação medida pelo INPC, além da manutenção da consistência do resultado mensal dos investimentos derivado da estratégia de preservação de capital conduzida durante todo o ano.
Quais são as principais metas de investimentos para 2017?
A filosofia de preservação do capital que sempre norteou a gestão dos investimentos da PREVUNISUL será mantida em 2017 em função das incertezas ainda muito presentes no cenário econômico. A gestão da Entidade tem realizado todos os esforços buscando um planejamento de longo prazo que permita atingir a meta atuarial da PREVUNISUL de forma segura e sustentável.