2

Muito se fala em sustentabilidade e normalmente o que vem à nossa mente é a questão do meio ambiente.
Passa pela nossa cabeça que também temos um futuro que precisa ser sustentável, para que possa ser aproveitado com toda a capacidade e energia? Nem sempre!
Faz parte de nossos planos pensar no futuro da nossa família? Quando a resposta é positiva, provavelmente algumas dúvidas e incertezas devem nos afligir. Questões como saúde, finanças e bens materiais estão sempre presentes quando o tema é planejamento familiar.
Em nossas mais íntimas e pessoais reflexões aparecem os receios financeiros, inevitavelmente. Por esse motivo, quanto mais cedo começamos a pensar no futuro, mas tempo temos para nos preparar para ele.
É compreensível que logo que se constitua uma família, as primeiras necessidades sejam a de adquirir imóvel e alguns outros bens, como forma de proteção material. Entretanto, tão logo essas questões estejam resolvidas e mesmo paralelamente a isso, o planejamento financeiro deve se tornar prioridade.
Por mais disciplinados que sejamos é necessário considerar o imponderável e também os imprevistos. Como solução para esse problema, a opção mais conhecida é a contratação de seguro.
No mercado, muitas são as empresas que se preocupam com seus empregados, assumindo essa responsabilidade. Entretanto, os imprevistos vão além da questão imediata. Podem trazer problemas de prazo maior.
Em se tratando de proteção de longo prazo, os planos de previdência são uma das melhores opções para garantir a sustentabilidade da economia doméstica, em casos como a morte do responsável pela principal renda ou mesmo a sua invalidez.
Os planos de previdência complementar são instrumentos de estímulo à poupança de longo prazo, pois exigem a disciplina imposta pelos regulamentos que tem no depósito mensal e continuado, a garantia de continuidade. Por esse motivo, em ambientes como os do Brasil, em que a poupança não faz parte da cultura geral, essa forma de poupar é muito salutar e, muitas vezes, a melhor alternativa para aqueles que, por iniciativa individual, sabem que vão ceder a impulsos consumistas e imediatistas, e não o de poupar e preparar adequadamente o futuro.
Num momento em que o Estado está enfraquecido na sua missão de cumprir a Constituição e garantir o sustento das famílias, pertencer a uma empresa que assume parte dessa responsabilidade, é uma grande vantagem.
A UNISUL é um desses exemplos. Com o objetivo maior de dar proteção ao seu quadro de profissionais, mantém, através da PREVUNISUL, planos de previdência complementar que visam estimular a cultura previdenciária.
Como se não bastasse esse estímulo, mantém mensalmente o pagamento das coberturas de risco, para casos de morte e a invalidez, daqueles que, disciplinadamente, optaram por tornar o seu futuro e o de suas famílias o mais sustentável possível.