A PrevUnisul convoca os participantes, ativos e assistidos, para realizarem o recadastramento. Um e-mail será enviado a todos, no final do mês de agosto, contendo o link da Área de Recadastramento. O acesso aos dados possibilita a conferência cadastral e o preenchimento das demais obrigatoriedades legais, como o da declaração FATCA, por exemplo.
Quem não tem e-mail cadastrado será procurado pela Entidade por telefone, para agendamento.
A ação é importante para que seja feita a revisão dos dados cadastrais, além de servir como prova de vida para os participantes aposentados e as pensionistas. A base cadastral atualizada é que faz com que o relacionamento com o participante, no que diz respeito aos seus direitos, seja correto e fidedigno, dando a certeza de que os benefícios serão pagos adequadamente.
As alterações devem ser informadas no próprio sistema e serão atualizadas automaticamente. Entretanto, alguns dados precisam de comprovação e exigem o preenchimento de formulário específico, anexando a documentação comprobatória, como por exemplo:
- Inclusão de beneficiário: necessária a cópia da certidão de nascimento ou do RG e CPF;
- Alteração de estado civil: é necessária a certidão de casamento, declaração de união estável registrada em cartório ou averbação da separação ou divórcio;
- Conta bancária: para ser alterada é necessária a cópia do cartão do banco, identificando a titularidade da conta.
Mesmo que não existam alterações a serem feitas, os dados precisam ser confirmados por meio do acesso ao sistema para que o recadastramento seja validado.
Serão enviados lembretes mensais, enquanto o participante não confirmar que os dados estão corretos.
Por que a PREVUNISUL realiza o recadastramento?
O recadastramento permite a atualização dos principais dados, o que facilita o contato e o relacionamento para uma comunicação mais eficaz. É também uma proteção e segurança para todos os participantes. Para os ativos, é a garantia de que a concessão e a manutenção dos benefícios previdenciários será correta. Para aposentados e pensionistas, a atualização cadastral permite a comprovação de vida, evitando o pagamento e a manutenção de benefício indevido.