Para curtir feriados prolongados, seja com viagens curtas ou aproveitando na própria cidade, é preciso planejamento e cautela. “É importante se planejar não apenas para o próximo feriado prolongado, mas sim analisar o calendário e se programar para o que irá fazer ao longo do ano, evitando ações por impulso que podem levar ao endividamento e a inadimplência”, orienta o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.
Para quem tem o costume de viajar em todos os feriados prolongados e já se programou para os próximos, é válido se atentar aos gastos extras que podem ocorrer durante o passeio. Para quem ainda não se planejou e mesmo assim que aproveitar a oportunidade, é importante conferir algumas orientações:
Conheça a sua situação atual – Faça um diagnóstico de suas finanças e ponha no papel quais gastos pode ter antes, durante e depois da viagem. Isso ajuda a não ser pego de surpresa, comprometendo o orçamento dos meses seguintes.
Coloque no papel o que deseja – Liste os locais que pretende visitar e os passeios a fazer e pesquise os melhores preços, pacotes e condições de pagamento. Vá ajustando conforme o que suas finanças permitem no momento.
Evite se endividar – Procure sempre negociar e pagar os valores à vista, para que a volta da viagem seja repleta de boas lembranças e não de faturas para pagar. Se for preciso parcelar o valor, opte pelo mínimo de parcelas possíveis desde que a quantia caiba no orçamento dos próximos meses.
Tenha uma reserva financeira – Afinal, é normal que acabe ocorrendo gastos além dos que estavam planejados, ninguém está livre de imprevistos, sejam ele positivos ou negativos.
Avalie com cautela – Se perceber que a condição não está favorável, não dê o passo maior do que a perna. Avalie bem e veja de fazer algo mais leve, não gastando tanto com combustível ou passagem aérea, e preferindo destinos onde que tenha conhecidos, para garantir a estadia.
Aproveite a sua cidade – Conheça as possibilidades de diversão em sua cidade que sejam baratas ou até mesmo gratuitas. Visitar pontos turísticos, parques e museus, além de descansar em casa, ouvindo música, assistindo filmes e propondo atividades lúdicas para as crianças, são excelentes alternativas para aproveitar o feriado prolongado sem comprometer as finanças.
Inclua as crianças – Elas são participativas e gostam de fazer parte das decisões da família, contribuindo com ideias inovadoras. É importante que tenham consciência de que há um limite de gastos.
Faça um planejamento – Já planeje o próximo feriado com antecedência, para que possa fazer aquilo que realmente deseja.
Fonte: Reinaldo Domingos/DSOP