Quem não ama viajar, não é mesmo? Em meio à rotina corrida do dia-a-dia, o estresse e o cansaço, tentamos aproveitar ao máximo as férias e feriados e fugir um pouco do cotidiano. Justamente por ser um momento para relaxar e sair da rotina, muita gente não se preocupa em organizar e planejar adequadamente os custos. Porém, deveria ser o contrário… Um bom planejamento vai permitir você aproveitar muito melhor sua viagem e não deixá-la afetar suas finanças pessoais do dia-a-dia.
Vou descrever dois erros comuns, que já aconteceram comigo no passado, e ilustram a importância do planejamento financeiro da sua viagem.
O primeiro é quando a pessoa não se planeja corretamente e gasta na viagem muito mais do que poderia. Ou essa pessoa vai passar um aperto durante a viagem, tendo que cortar custos com tudo a partir do momento em que ficou quase sem nenhum dinheiro. Ou ela vai gastar muito mais do que deveria e, quando retornar à rotina, vai perceber o quanto essa viagem comprometeu seus outros gastos e deixou possíveis dívidas de cartão de crédito.
O segundo exemplo é o da pessoa que viaja com pouco dinheiro, não se planeja, economiza em tudo durante a viagem e, no final, sobra bastante dinheiro. Esse caso não é tão ruim quanto o primeiro, mas se ela tivesse organizado seus custos poderia ter aproveitado muito melhor a viagem. Teria gasto esse dinheiro com algo que ela queria fazer e não fez pensando que não iria caber no orçamento. Poderia ser uma viagem mais confortável.
Esses exemplos mostram como é importante planejar os custos da sua viagem e o que você vai poder fazer com o orçamento que você tem, mas não apenas isso… Os custos em viagens vão afetar todo o seu planejamento financeiro anual. E se você não se organizar, esses gastos podem afetar suas outras despesas.
Planejar custos de viagens é complicado e trabalhoso. Há muitas variáveis para se considerar e é necessário fazer muita pesquisa. Além disso, você tem diversas opções do que fazer durante uma viagem e dependendo das suas escolhas os custos poderão variar bastante. Por isso, muitos preferem não fazer uma boa organização e apenas estimar um custo total que não tem base para saber se é real.
Um bom planejamento e controle não significam necessariamente que você vai precisar detalhar cada passo que vai dar na viagem, cada lugar que vai, em cada momento, para seguir o planejamento a risca e os custos que você previu. Não é isso! Um bom planejamento precisa ter flexibilidade. Então, o que você precisa é saber todos os lugares que gostaria de ir ou que considera ir, passeios que gostaria de fazer, os custos associados a essas atividades, listar possíveis imprevistos que podem afetar seus gastos e assim, ter um custo total que vai ser muito próximo do real.