Aposentadoria: motivos para poupar mesmo se a Reforma da Previdência não passar

hand-inserting-coin-in-piggy-bank_1252-1125

Independente da aprovação da reforma da Previdência, é importante que o brasileiro guarde dinheiro para garantir uma aposentadoria tranquila. Veja os motivos para poupar apontados pelo presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos.
O salário do INSS é muito importante para os brasileiros e um direito do trabalhador. Entretanto, o valor não é suficiente para manter o padrão e a qualidade de vida. Em consequência, mais de um terço, 33,9% dos aposentados brasileiros, continuam trabalhando para complementar a renda, segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL.
Será que para viver dignamente você precisará da ajuda de parentes ou de outras pessoas? Infelizmente, isso acontece com milhões de brasileiros. É importante ter consciência que mesmo tendo trabalhado a vida toda com carteira assinada, contribuindo para o INSS, a quantia recebida dificilmente será suficiente.
Ao que tudo indica, os trabalhadores se aposentarão cada vez mais tarde, por conta do crescimento da expectativa de vida do brasileiro. Para deixar de trabalhar no momento que quiser – ou passar a trabalhar apenas por prazer – é preciso poupar parte da renda durante o período produtivo.
Poucas pessoas têm o hábito de pensar no longo prazo (acima de dez anos), com receio de que o objetivo não seja atingido. Mas é possível conquistar a renda que garanta o padrão de vida desejado.
Fonte: Reinaldo Domingos/Segs