A importância do profissional de RH

Muito mais do que entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários, a gestão de pessoas é responsável por agregar valor, cuidar, supervisionar e motivar os colaboradores de uma organização. Nos últimos anos a área de Recursos Humanos tem passado por uma grande mudança, deixando de ser totalmente operacional/transacional e passando a ser vista como uma área parceira na gestão de pessoas, onde gestores e empresas têm se aliado como parceiros estratégicos para a tomada de decisões importantes na empresa.

A área de Recursos Humanos deve ser vista pelos principais executivos e gestores, como uma área estratégica e tática, pois todos os processos quando bem definidos e implantados contribuem para melhoria do clima e resultados organizacionais. A área está dividida em dois grandes campos: o administrativo que contempla os processos: benefícios, admissão, demissão, folha de pagamento, relações trabalhistas e sindicais; e o de análise e desenvolvimento de pessoas que contempla os processos de treinamento, desenvolvimento, educação, avaliação de desempenho, gestão de clima organizacional, orçamento de pessoal, programas trainee e de estágio, recrutamento e seleção, gestão de cargos e salários, gestão de carreira, entre outros.

“Não pode se ater somente as metas e resultados previstos no planejamento estratégico, o mundo dos negócios hoje, exige que o profissional de recursos humanos saiba projetar tendências, desenhar cenários e buscar constantemente por soluções inovadoras”, explica a Consultora em Gestão da Estratégias & Resultados, Vanderli Paes. É nítido que o papel do profissional de RH deve estar atento às constantes mudanças do dinâmico mercado externo, mas tomando cuidado para não se descuidar da realidade das pessoas que compõem a organização onde atuam.

Fonte: ERG Consultoria

2020-06-01T15:21:21+00:001/06/2020|Notícias, PrevUnisul|