Apesar de sabermos que viajar significa ter uma lista de despesas, também sabemos que é possível reduzir esses números e sair pelo mundo afora com um orçamento um pouco mais limitado. E a melhor parte: planejar uma viagem com menos grana não significa que você não vai conseguir se divertir, confira só essas dicas:

1. Pesquise

O primeiro ponto importante na hora de descobrir como economizar na viagem: se planejar a partir de informações sobre o seu destino. Mais do que saber quando fazer uma viagem, é importante entender o que essa viagem demanda. Essa pesquisa vai te ajudar a entender melhor as especificidades desse destino, como os preços da cidade, o transporte público e as atrações ou passeios que você pode fazer.

2. Aposte na baixa temporada

Preço de passagens e hospedagem, atrações na cidade e até mesmo o comércio local: tudo em épocas de alta temporada ganha um precinho especial e os turistas acabam gastando um valor maior do que o esperado. Ou seja, se você está viajando com pouco dinheiro, procure visitar os destinos escolhidos durante suas baixas temporada. Nem sempre as épocas de baixa temporada vão ser as mesmas em cada lugar. Por isso, além de evitar datas mais universais, é importante que você faça uma pesquisa sobre o local escolhido para que, assim, consiga escolher a melhor época para visitá-lo.

3. Economize nas passagens

Depois de definir qual destino cabe no seu bolso, é hora de economizar nas passagens que vão te levar até ele – e isso é mais fácil do que você imagina. Isso porque o que antes era quase uma lenda urbana tem se tornado cada vez mais real: conseguir passagens aéreas baratas para viajar. Pesquisar e fazer um comparativo de preços pode ser de grande ajuda.

4. Expanda seus horizontes de hospedagem

Uma coisa que pode te ajudar muito a economizar na viagem é o lugar onde você decide se hospedar durante sua estadia. E dizemos isso por dois motivos: a localização e o preço da hospedagem: a localização, se você quer economizar na viagem, é interessante que você pense pontos estratégicos na hora de escolher onde se hospedar. Lembre-se da pesquisa que você fez, abra o mapa da cidade e tente encontrar um ponto mais central dentro das atividades que quer fazer e lugares que quer conhecer, assim você pode conseguir realizar todo o seu cronograma a pé e não ter gastos com transportes. O tipo de hospedagem: hoje, as opções de hospedagens são muitas e, se você pretende poupar uma grana, é legal que dê uma olhada além de hotéis e pousadas mais tradicionais. Hostels e plataformas como o Airbnb, o Couchsurfing e o Worldpackers são uma boa pedida para quem quer viajar com economia.

5. Economize na bagagem

Faça um planejamento de dias e leve apenas o necessário. Uma boa estratégia para levar menos peças é escolher roupas coringas, que podem ser usadas mais de uma vez em combinações diversas – leve aquela calça ou short que você ama e varie as blusas longo dos dias, por exemplo. Além disso, optar por produtos de higiene de frascos menores é uma ótima forma de reduzir o espaço na mala. Possuindo o critério na hora de decidir o que levar, fica muito mais fácil se ater apenas a uma bagagem de mão, que pode ser levada na cabine do avião e não te demanda o custo de ser despachada.

6. Economize nas refeições

Um gasto grande que podemos ter em viagens está relacionado às refeições diárias. Algumas dicas para evitar que isso aconteça são: fuja das ruas principais e pontos turísticos (se aventure pelas ruas e pelos bairros da cidade, além de conhecer o lado mais cotidiano do seu destino, essa é uma ótima forma de esbarrar com opções de alimentação mais em conta); converse com pessoas da cidade (a melhor forma de saber bons lugares para ir e economizar na viagem é conversando com quem conhece a região. Peça dicas na sua hospedagem, busque na internet e converse com amigos que já passaram por ali); cozinhe (uma das melhores maneiras de economizar é preparando suas próprias refeições) e tenha sempre um lanchinho em mãos (ter um lanchinho na bolsa é uma ótima dica para você conseguir segurar a fome até sair da área mais turística e encontrar opções mais viáveis de refeição).

7. Faça um orçamento diário

Um dos maiores inimigos dos viajantes em questão de gastos é a falta de planejamento, pensando nisso, uma boa ideia é criar um orçamento diário para conseguir economizar na viagem. Entenda qual o seu budget total e quanto você estaria disposto a gastar por dia, em média. Durante a viagem, vá anotando suas compras e faça um balanço geral ao final do dia. Isso vai te ajudar a manter os gastos controlados, saber exatamente quanto dinheiro ainda pode gastar e tomar decisões mais estratégicas durante o dia (seja de alimentação, transporte, passeios etc).

 

Fonte: Maxmilhas