O seu planejamento para o futuro lhe ajuda a viver sua vida hoje?

Um dos pilares de educação financeira é ser capaz de abrir mão de um prazer ou satisfação imediata, com o objetivo de buscar uma tranquilidade financeira no futuro. Isto continua e continuará sendo uma verdade incontestável. Mas será que você está exagerando?

– Você é conhecido como ‘pão duro’.
Se você é conhecido entre os seus familiares e amigos como o ‘mão de vaca’ da turma, há uma boa chance de que o futuro é mais importante que o presente para você.
O problema é se você tem que fazer um esforço muito grande, quase obsessivo, para economizar no presente. E aposta todas as suas fichas de que a sua plena felicidade será alcançada no futuro, quando então poderá desfrutar de todo dinheiro guardado.
Não se esqueça de que ter uma vida feliz no presente é condição para que você seja mais produtivo e tenha melhores ideias que lhe garantirão o futuro tranquilo.

– O futuro nunca chega.
Você tem a sensação de que o futuro nunca chega? A cada objetivo alcançado, sempre existe um outro a ser arduamente perseguido a qualquer custo?
Metas são essenciais para manter a nossa motivação e vontade de viver. Mas não deixe que elas se tornem a razão de sua vida, pelas quais todo esforço vale a pena.

– Muitos arrependimentos.
Arrependimentos podem sim ocorrer com qualquer pessoa e muitas vezes. A questão é como lidamos com estes arrependimentos.
Aqueles que não tem consciência dos impactos que as suas decisões atuais terão em nossas vidas no futuro, provavelmente sofrerão mais com os arrependimentos. “Ah, se eu tivesse feito isso … Ah, se eu tivesse feito aquilo”.

Fonte: Minhas Economias