Em 2019, serão apenas quatro feriadões. Saiba como se planejar para aproveitar as folgas

Com a chegada do novo ano, muitas pessoas já pegam o calendário para conferir o período dos feriadões. Neste 2019, entretanto, a contagem das folgas será um pouco menor. São cinco feriadões, mas, como o de Ano Novo já passou, só restam quatro oportunidades de feriados prolongados para quem gosta de viajar. Os especialistas dizem que, com um planejamento financeiro bem estruturado, é possível aproveitar os dias de descanso sem estourar o orçamento.

O primeiro passo para conseguir fazer uma viagem é ter um bom controle do orçamento doméstico — explica a planejadora financeira Annalisa Dal Zotto. — A melhor alternativa é levantar a quantia disponível para gastar, e só então decidir qual o destino da viagem. Isso é importante para não exagerar nas despesas e nem criar dívidas futuras.

Feito isso, o próximo ponto é a escolha do deslocamento até o destino e a hospedagem. Também é possível reduzir gastos neste ponto, explica Annalisa:

— Em vez de ir para hotel, alugar uma casa ou quarto por meio de aplicativos de economia compartilhada ajuda a reduzir os custos. Outro ponto importante é o translado. Viajar de carro pode ser mais barato, entretanto, as aéreas costumam fazer promoções para viajar bem cedo ou de madrugada. Comprar a passagem desta forma também ajuda a economizar.

Fonte: O Globo