Você já assistiu a filmes sobre investimentos? No mundo das séries e cinema existem diversas produções que retratam a vida de investidores e desse amplo universo do mercado financeiro. Assistir ou acompanhar essas produções são excelentes meios de buscar inspiração e conhecimento de forma descontraída. Pensando nisso, mostraremos algumas séries e filmes que contam segredos, histórias, e até mesmo o que fazer e o que não fazer no mundo dos investimentos

Billions – É uma série exclusiva da Netflix que tem como cenário o mercado financeiro americano. A trama é centrada na intrigante relação entre o brilhante e ambicioso proprietário de uma corretora de investimentos, Bobby Axelrod, e Chuck Rhoades, um procurador de justiça que tenta provar irregularidades nas operações da corretora. Para aquecer ainda mais a trama, a esposa do procurador, Wendy Rhoades atua como uma espécie de psicóloga de altíssimo valor para Axelrod e os demais profissionais que atuam na corretora investigada pelo seu próprio marido.

Apesar de existirem momentos em que fica clara a falta de honestidade e ética de ambos os personagens, é notório que eles são extremamente comprometidos na conquista de suas metas e objetivos. Além disso, é interessante como a série explora a acessibilidade ao mundo dos investimentos, ao utilizar uma linguagem facilmente compreendida até mesmo por quem é iniciante nesse mercado.

Becoming Warren Buffet – Esse documentário, lançado em 2017 pela HBO conta mais sobre a vida de um dos maiores nomes do mercado financeiro, o do megainvestidor Warren Buffet. Buffet, é também referência em Value Investing – uma estratégia que consiste no uso de um conjunto de princípios, que têm como base visar o potencial do valor das empresas a longo prazo, como fator decisivo de compra. Ao conhecer a trajetória de vida profissional e pessoal de Buffet, você aprenderá sobre a importância de certas lições para a vida e para se obter sucesso nesse mercado, como: persistência, humildade, ética e dedicação.

O Lobo de Wall Street – A vida de Jordan Belfort e as suas atitudes no mercado financeiro não são exemplos a serem seguidos por ninguém. A sua vida peculiar, repleta de mulheres, bebidas, drogas e gastos estratosféricos de dinheiro, fez com que os cineastas Martin Scorsese e Terence Winter resolvessem criar um filme contando a sua história. O filme também retrata o tamanho do seu brilhantismo em vendas e na forma como ele motivava os seus corretores que atuavam em sua instituição. Essa é uma produção que retrata muito bem o mercado de capitais e tudo o que deve ser evitado e o que pode ser proveitoso de maneira ética, para se obter sucesso em um dos ambientes mais promissores financeiramente, que é o mercado de capitais.

Wall Street: Poder e Cobiça – O filme é ambientado no universo da Bolsa de Valores da década de 1980, em Nova York, e conta a história de Buddy Fox, interpretado por Charlie Sheen. Fox tem como inspiração o ganancioso investidor, Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas. Além de contar com incríveis participações, o filme conta como as decisões que envolvem o dinheiro e como ele é destinado, podem afetar a vida profissional e pessoal de qualquer pessoa, deixando claro que é preciso evitar deixar-se levar por atitudes e momentos que poderão ser prejudiciais no futuro, uma premissa do controle emocional, indispensável para garantir o sucesso nesse meio.

A Grande Aposta – Se você pensa em entrar no universo dos investimentos e ainda não assistiu ao filme “A grande aposta” deve fazer isso o quanto antes. Afinal, essa produção demonstra diversas situações que merecem a atenção de todo investidor na vida real. A história retrata a grande crise imobiliária que ocorreu nos Estados Unidos em 2008 e que impactou o mundo inteiro, recebendo o nome de “crise do sub prime”. Assistindo à produção, você entenderá exatamente o que aconteceu nesse período e alguns outros pontos importantes, que destacaremos a seguir. O mais interessante é que o filme, apesar de utilizar a linguagem do mercado financeiro, se desenvolve de modo que até mesmo iniciantes no mercado financeiro podem apreciar, entender e aprender.

 

Fonte: Moldamais.com.br