Dá para viver só com pagamentos à vista?

Ninguém tem a fórmula mágica para acabar com todo endividamento. Mas se você vive com as contas no vermelho e já tentou de tudo para sair desta situação, uma solução talvez seja tentar eliminar de vez as compras no cartão (débito ou crédito) e pagar tudo em dinheiro e à vista. Loucura?

Se você está nesta situação, veja o passo a passo para adotar esta solução mais drástica e ousada!

1. Escolha algumas categorias de gastos para o pagamento à vista.
Não é preciso pagar tudo com dinheiro. Na verdade, o mais importante é escolher aquelas categorias de gastos que você constantemente acaba se excedendo. Pode ser as despesas com restaurante, lazer, roupas ou aparelhos eletrônicos.

2. Pare de usar o seu cartão para estas categorias.
A parte mais difícil vem após a escolha das categorias: é preciso parar de usar o cartão.
Você pode adotar algumas técnicas como deixar o cartão em casa ou escondê-lo debaixo do banco do carro, para dificultar o acesso. Mas o importante é que você não caia na tentação para fazer qualquer pagamento nas categorias escolhidas.

3. Crie um sistema para separar o dinheiro para cada despesa.
De nada vai adiantar pagar somente em dinheiro se você não se planejar. Como a maioria das pessoas é assalariada, normalmente recebemos uma ou duas vezes por mês; mas as despesas ocorrem diariamente.
Um método simples é separar o dinheiro para cada categoria, assim que você receber o seu salário. Você pode colocar em envelopes para deixá-los bem separados ou controlar em uma planilha.

Fonte: Minhas Economias