Brasileiro toma 33 litros de café por ano: saiba como deixá-lo mais saudável

Quantas xícaras de café você consome por dia? E por ano? Um estudo realizado pela Euromonitor International, aponta que o brasileiro consome em média 839 xícaras (de 40 ml) de café anualmente.

De acordo os dados fornecidos pelo estudo, que foi apresentado na Semana Internacional do Café, sediada no Brasil pela primeira vez este ano, o consumo do café deve crescer aproximadamente de 3% a 3,5% no país em relação ao ano passado.

O resultado exclui bebidas à base de café prontas para consumo e coloca o Brasil em primeiro lugar no ranking da população que mais consome café no mundo, ultrapassando os Estados Unidos. Desta forma, a ordem do ranking mundial de consumidores de café é composta pelo Brasil, Estados Unidos, Indonésia, Alemanha e Japão.

Consuma na hora

Para poder apreciar melhor todas as características do café, inclusive suas propriedades, o ideal é consumi-lo assim que ficar pronto. O café expresso, principalmente, perde seu sabor pouco tempo depois do preparo. O coado dura um pouco mais se preservado em uma garrafa térmica. A nutricionista Amanda Epifanio aponta, entretanto, que não há qualquer risco em tomá-lo depois de algum tempo de preparo ou feito com água fervente. “Ele mantém seus nutrientes, apesar de perder em sabor”, diz.

Evite adoçar (ou adoce depois do preparo)

Um café de qualidade não precisa ser adoçado. Açúcar ou adoçante servem apenas para mascarar o sabor e as propriedades da bebida. “Caso a pessoa faça questão de usar um dos dois, entretanto, o que confere mais sabor é o açúcar”, explica a nutricionista.

O adoçante, segundo ela, deve ser a primeira opção para quem precisa controlar a ingestão de doces ou calorias, como portadores do diabetes. O único problema do adoçante é o fato de poder deixar um gosto residual na bebida que não costuma agradar a maior parte dos paladares.

Fonte: Minha Vida