Você sabe como guardar dinheiro na faculdade? Acha que essa é uma tarefa complicada? Venha conosco e confira as melhores dicas para economizar!

Você sabe como guardar dinheiro na faculdade? Pode parecer uma tarefa difícil, mas talvez esse seja o momento mais oportuno para que você se organize financeiramente. Por mais que seja importante curtir a graduação, é preciso tomar alguns cuidados, e um dos mais importantes é: como aprender a juntar dinheiro na faculdade?

Apesar do lazer do ambiente universitário ser bem sedutor, é também aqui que o jovem poderá começar a se planejar financeiramente. A faculdade traz diversas oportunidades, seja com os estágios, bolsas, ou até mesmo construindo um network de qualidade.

Deste modo, é possível ter equilíbrio entre aproveitar a vida universitária com manter uma segurança financeira para não enfrentar dificuldades. Confira a seguir 12 dicas para economizar dinheiro na faculdade.

  • Faça uma tabela de orçamento

Não importa qual seja a tarefa que estamos assumindo, planejar será sempre fundamental. Para que sua economia dê certo, é importante anotar os gastos no papel ou em uma planilha.

Fazer uma tabela permite dividir os gastos de acordo com sua natureza, estabelecendo limites para cada tipo. Além do velho papel e caneta, é fácil achar diversas ferramentas na internet que ajudam a guardar dinheiro. Algumas alternativas são Excel, Guia Bolso, Organizze e Mobills.

  • Guarde uma parte de sua bolsa ou salário

Pode parecer bem difícil de início, mas ter uma parte fixa que seja guardada mensalmente de seus rendimentos é uma medida extremamente positiva. Com esse dinheiro economizado, você poderá investir em algo futuramente, além de se preparar para eventualidades.

Se você já mantém uma tabela com a quantidade máxima para cada gasto, fica mais fácil separar a quantia que você pode guardar. Não se preocupe se for pouco dinheiro, porque o ato de poupar em si já é vantajoso.

  • Aproveite os descontos para estudantes

Existe uma oportunidade maravilhosa para quem está na faculdade: diversos serviços dão desconto para universitários. Além da meia-entrada estudantil, que é válida também para todo o ensino superior, o estudante pode contar com uma economia em importantes produtos, como:

  • Autodesk;
  • Pacote Office;
  • Streamings de música;
  • Pacote Adobe;
  • Canvas, etc.
  • Não compre por impulso

Esse é um cuidado que os jovens devem tomar de não ver algo que gostem e comprar logo de cara. É preciso pensar antes, ver se aquilo realmente é necessário no momento.

Esperar é sempre uma boa. Se você tem algo em mente, espere a Black Friday ou outros dias em que o mercado oferece altos descontos em seus produtos.

  • Utilize sites de comparação de preços

Além de esperar por descontos, nada melhor que comprar direto no lugar mais barato. Se você acha que essa pesquisa de preços é uma tarefa chata, aproveite as ferramentas da internet. 

Diversos sites realizam a comparação de preços para um produto, indicando a melhor oferta. Alguns exemplos são Buscapé, Zoom e Google Shopping.

  • Troque os materiais que não são mais utilizados na faculdade

Não tem por que ficar acumulando material de estudo que não tem mais uso para você, então a melhor opção é passar para frente e jamais jogar fora. Nas universidades, é comum também a figura do padrinho, que repassa livros e apostilas para os calouros de seu curso.

  • More em uma república

Muitas vezes, temos a oportunidade — ou necessidade — de estudar em uma outra cidade. Seja por ter escolhido pela nota, pelas características do curso, ou por não ter outras opções, mudar de casa pode ser a única alternativa.

Morar sozinho é sempre mais caro, graças aos gastos que poderiam ser divididos, como internet, luz e água. É economicamente mais viável morar com colegas ou, ainda, em uma república.

  • Conheça sebos e bibliotecas

Mais uma dica de como guardar dinheiro ligada aos livros: vá em sebos e bibliotecas. Nos sebos você pode encontrar ótimos materiais com um preço irrisório, e ainda com boa qualidade. Se você precisa utilizar uma obra, mas não por um tempo muito longo, fica mais viável fazer um empréstimo em uma biblioteca do que comprá-la.

  • Reduza a alimentação na rua

Outro ponto importante para se economizar é com a comida, ainda mais com os preços atuais. Evite comer em restaurantes, a diferença de preços é bem grande quando isso vira um costume.

Pedir comida também é um problema, ainda mais para quem acaba virando refém destes serviços. O ideal é preparar comida em casa e, sempre que preciso, levar marmita para a faculdade.

  • Procure opções baratas de lazer

É difícil para um jovem ficar parado por muito tempo. Se distrair é mais do que um prazer, é uma necessidade.

Entretanto, é importante saber como guardar dinheiro em programas de lazer. Em grandes cidades, é comum achar cinemas, peças, shows e até mesmo baladas gratuitas. É também válido estar sempre com a carteirinha de estudante para aproveitar as melhores oportunidades.

  • Varie sua renda

Infelizmente, trabalhar durante os estudos se torna muito difícil. Além de ter muitos cursos em período integral, é difícil arrumar um bom emprego de meio horário. 

As bolsas de estudos também não são muito altas, dando poucas opções para os estudantes. O ideal é arrumar outras fontes de renda, como trabalhos de fim de semana e freelancer. Você pode checar a possibilidade de trampar em um bar, dando aulas de reforço, revisando textos, etc.

  • Tenha objetivos

Guardar dinheiro é sempre útil, afinal, você certamente achará algo para fazer com ele. Entretanto, é sempre mais fácil quando temos uma motivação para isso.

Ter um motivo concreto para economizar ajuda a se manter na linha, a se motivar a guardar o dinheiro. Você pode pensar em realizações que só serão possíveis poupando uma grana, como fazer um intercâmbio, comprar algo importante para a profissão ou até mesmo investir em um carro ou imóvel.

Fonte: Responde Aí